Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

WePink Autuada Pelo Procon Goiás por Atrasos em Entregas

A empresa de cosméticos WePink foi autuada pelo Procon Goiás, levantando questionamentos sobre a eficiência das entregas de produtos comercializados online. Ligada à influenciadora digital Virginia Fonseca, a gigante do setor está sob investigação após um alto volume de reclamações de consumidores, que reportam problemas desde atrasos consideráveis até a completa ausência de recebimento dos […]

A empresa de cosméticos WePink foi autuada pelo Procon Goiás, levantando questionamentos sobre a eficiência das entregas de produtos comercializados online. Ligada à influenciadora digital Virginia Fonseca, a gigante do setor está sob investigação após um alto volume de reclamações de consumidores, que reportam problemas desde atrasos consideráveis até a completa ausência de recebimento dos itens adquiridos.

Conforme dados divulgados pelo órgão de defesa do consumidor, a WePink acumulou aproximadamente 340 denúncias entre os anos de 2024 e 2025. Os clientes citam repetidas falhas na logística de entrega e dificuldades em obter suporte para cancelamentos e estornos. A autuação formal concede à empresa um prazo de 20 dias, a partir da data de notificação, para apresentar seus devidos esclarecimentos e contestar as alegações.

WePink Autuada Pelo Procon Goiás por Atrasos em Entregas

A questão central reside na percepção dos consumidores de que, apesar da grande publicidade e do alto volume de vendas – muitas vezes impulsionado por “lives” promocionais nas redes sociais –, a performance logística da WePink não tem acompanhado a demanda. A autuação, efetivada no final de setembro segundo informações da assessoria do Procon, foca justamente na discrepância entre o prazo prometido e a efetiva entrega dos produtos, além de casos de não recebimento dos itens comercializados em escala nacional.

A WePink, por sua vez, pronunciou-se ao portal G1, afirmando que a notificação inicial do Procon enviada no começo deste ano não foi recebida. A empresa detalhou que somente após uma segunda notificação apresentou sua defesa, reforçando que a atual autuação ainda não representa uma decisão definitiva. Em sua nota oficial, a marca ainda ressaltou que as atuais alegações de ausência de defesa foram contestadas e provou ter enviado o aviso de recebimento de sua resposta ao Procon Goiás. A companhia também informou que “não sofre mais com atrasos frequentes” e que exibe uma nota 8.1 no Reclame Aqui, com um índice de resolução de 93%.

Um dos exemplos notáveis de insatisfação partiu de uma consumidora que reportou ter feito uma compra no site da WePink há cerca de sete meses e não ter recebido os produtos até o momento. Diante da situação, a cliente tentou solicitar o cancelamento da transação e o reembolso dos valores, mas, de acordo com seu relato, tais pedidos não foram atendidos pela empresa. Essas ocorrências exemplificam o teor das centenas de reclamações que motivaram a ação do Procon Goiás contra a gigante do mercado de cosméticos de Virginia Fonseca.

O órgão de fiscalização também sublinhou que a WePink continua a realizar lives promocionais e campanhas de marketing intensivas com influenciadores, oferecendo preços atrativos e links exclusivos, mesmo com o acúmulo de queixas. A manutenção dessas estratégias comerciais, em contraste com as dificuldades em resolver problemas de entrega e comunicação para cancelamentos e estornos, tem sido um dos pontos de atenção na investigação.

É importante frisar que a WePink já havia sido objeto de outras notificações do Procon em ocasiões anteriores. No início de 2025, uma nova comunicação foi enviada com um prazo de 20 dias para o envio de documentação, mas o Procon alega não ter recebido a resposta. No entanto, o advogado da empresa, Felipe de Paula, sustenta que a defesa foi apresentada em todas as oportunidades de notificação. Ele especificou que a primeira notificação contestada não apresentava no processo administrativo o Aviso de Recebimento (AR) assinado, com o nome do recebedor e o local de entrega, levantando dúvidas sobre a formalidade da comunicação.

WePink Autuada Pelo Procon Goiás por Atrasos em Entregas - Imagem do artigo original

Imagem: g1.globo.com

“No processo administrativo, quando coletamos cópia integral, não consta o AR assinado com o nome de quem recebeu, como é praxe, e nem o endereço. Isso foi objeto de defesa, que eles também alegam não terem recebido”, detalhou o advogado Felipe de Paula. Ele ainda adicionou que uma segunda notificação foi expedida e, a partir desta, a defesa da WePink foi protocolada, com a justificativa de não terem recebido a comunicação prévia. Em contraste, o Procon informa que a notificação foi devidamente enviada e permaneceu sem resposta da empresa.

Diante deste cenário, a defesa da WePink planeja apresentar um recurso administrativo com o intuito de buscar a nulidade das notificações anteriores. Após a entrega da documentação pertinente, o Contencioso do Procon procederá à análise do caso. Dependendo do resultado desta avaliação, a WePink pode ser sujeita à aplicação de uma multa. Este procedimento sublinha a gravidade das acusações e a importância do cumprimento das normas de proteção ao consumidor que regem o e-commerce nacional. Para consumidores que enfrentam situações semelhantes, o Código de Defesa do Consumidor é o principal balizador, oferecendo garantias e estabelecendo os deveres das empresas. Informações detalhadas sobre os direitos dos consumidores podem ser encontradas no portal oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Confira também: crédito imobiliário

O desenrolar da autuação da WePink pelo Procon Goiás é acompanhado de perto, pois impacta diretamente a confiança dos consumidores em grandes marcas do e-commerce. A situação ressalta a importância da transparência, da eficácia logística e da comunicação assertiva no setor de vendas online, especialmente quando personalidades influentes estão envolvidas. Continue acompanhando nossas atualizações sobre este e outros temas relevantes no mundo empresarial e das personalidades para se manter informado. Acesse mais sobre o panorama do mundo das celebridades em nosso site.

Crédito da imagem: Reprodução/Instagram da WePink

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner