Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

Prazo final para inscrições no Vestibular 2026 da Unicamp termina nesta segunda-feira

Facebook Twitter Pinterest LinkedInCandidatos interessados em ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do vestibular de 2026 têm até esta segunda-feira, 1º de setembro, para realizar suas inscrições. O processo deve ser concluído exclusivamente de forma online, por meio da plataforma da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), órgão responsável pela organização do … Ler mais

Candidatos interessados em ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do vestibular de 2026 têm até esta segunda-feira, 1º de setembro, para realizar suas inscrições. O processo deve ser concluído exclusivamente de forma online, por meio da plataforma da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), órgão responsável pela organização do certame. O encerramento do prazo é às 23h59. Para finalizar a participação, a taxa de inscrição está fixada em R$ 221 e pode ser quitada até o dia 8 de setembro do mesmo ano.

Na edição anterior do processo seletivo da Unicamp, determinados cursos demonstraram uma elevada procura, com concorrências acentuadas que sublinham a forte demanda por áreas específicas do conhecimento. Medicina, por exemplo, manteve sua posição como o curso mais concorrido, registrando um índice de 266 candidatos por vaga na modalidade de ampla concorrência. Na sequência, áreas ligadas à tecnologia também se destacaram, com a Ciência da Computação apresentando 73 candidatos por vaga, Engenharia da Computação alcançando 42 candidatos por vaga e o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas contabilizando 22 concorrentes por vaga, evidenciando o interesse crescente por formações no setor de tecnologia da informação.

👉 Leia também: Guia completo de Noticia

Além das mencionadas carreiras de ponta em competitividade, outros programas de estudo também figuraram entre os dez mais procurados pelos aspirantes à universidade. Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Farmácia, Comunicação Social – Midialogia, e as distintas modalidades de Ciências Econômicas, tanto no período integral quanto no noturno, junto a História, consolidaram-se como opções que atraíram um grande número de inscritos no processo seletivo anterior, refletindo uma diversidade nos interesses dos candidatos.

Para o próximo ingresso, a Unicamp divulgou as carreiras que disponibilizam o maior número de vagas. Liderando essa lista está o curso de Administração, com um total de 180 vagas disponíveis. Em seguida, a Graduação em Física e Matemática, conhecida como o “curso 51”, oferece 155 vagas. A Engenharia Mecânica aparece com 140 oportunidades, e o concorrido curso de Medicina, apesar da alta procura, destina 110 vagas. Para consultar o desempenho dos diversos cursos em diferentes indicadores de qualidade, a página da Unicamp no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024 serve como fonte de informação para os futuros universitários.

Calendário e Formato das Provas

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira fase está agendada para 26 de outubro. A segunda fase, por sua vez, será realizada em dois dias consecutivos: 30 de novembro e 1º de dezembro. Uma importante alteração implementada para esta edição é a diminuição no número de questões aplicadas no segundo dia da segunda fase. O total de perguntas será reduzido de 20 para 18, uma medida estratégica para permitir que os candidatos finalizem a prova dentro do tempo estabelecido.

Estrutura das Etapas Avaliativas

A prova da primeira fase compreende um total de 72 questões de múltipla escolha. Estas questões abordam conteúdos essenciais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Inglês. Os candidatos precisam demonstrar domínio sobre esse conjunto abrangente de conhecimentos gerais.

Já a segunda fase, de caráter discursivo, é composta da seguinte forma:

  • No primeiro dia, os candidatos deverão elaborar uma Redação, com a possibilidade de escolher entre duas propostas apresentadas. Adicionalmente, enfrentarão 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões interdisciplinares de Inglês e 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
  • No segundo dia, a avaliação inclui de 4 a 6 questões de Matemática, variando conforme a área de conhecimento específica, além de 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas. Complementarmente, são aplicadas provas específicas conforme a área de escolha do candidato:
    • Para as carreiras de Biológicas/Saúde: questões de Biologia e Química.
    • Para as carreiras de Exatas/Tecnológicas: questões de Física e Química.
    • Para as carreiras de Humanas/Artes: questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Critérios de Elegibilidade e Inscrição

A Unicamp permite a inscrição de diferentes perfis de candidatos. Podem participar aqueles que já concluíram o ensino médio, estudantes que estão atualmente cursando essa etapa e que têm previsão de finalizá-la até o fim de 2025, e também indivíduos que já possuem diploma de curso superior. No momento do registro da inscrição online, é imprescindível informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um documento oficial com foto. Este mesmo documento, seja Registro Geral (RG), passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com RG visível e assinatura, será obrigatoriamente exigido para identificação nos dias de aplicação das provas. Candidatos que necessitem realizar alguma correção em dados já enviados terão a oportunidade de reenviar o formulário de inscrição até o dia 30 de agosto; neste caso, somente a última versão submetida será considerada válida para o processo.

Procedimentos para Inscrição

A inscrição para o vestibular deve ser realizada exclusivamente pela internet, no período que vai de 1º de agosto a 1º de setembro de 2025, acessando o site oficial da Comvest. Após o preenchimento correto do formulário eletrônico, o sistema da comissão gerará automaticamente o boleto para pagamento da taxa de inscrição e também o comprovante da inscrição. A taxa, de R$ 221, deve ser quitada até 8 de setembro de 2025. O pagamento pode ser efetuado via boleto bancário, em qualquer agência bancária ou utilizando o internet banking. Importante salientar que não é aceito pagamento por Pix. A confirmação da inscrição, após o pagamento, costuma aparecer no site da Comvest em até 72 horas; é de responsabilidade do próprio candidato verificar se o registro foi processado adequadamente.

É permitida apenas uma inscrição por número de CPF, e o uso do CPF de responsáveis legais não é aceito. No entanto, é possível escolher dois cursos na inscrição, desde que ambos pertençam à mesma grande área de conhecimento: Biológicas/Saúde, Exatas/Tecnológicas ou Humanas/Artes.

Programa de Isenção e Ações Afirmativas

Para o processo seletivo atual, a Unicamp concedeu isenção da taxa de inscrição a um contingente de 9.404 candidatos. Esta gratuidade é válida tanto para o vestibular tradicional quanto para a modalidade Enem-Unicamp. No entanto, os estudantes contemplados com a isenção ainda devem cumprir a etapa de finalizar sua inscrição, utilizando um código específico que foi encaminhado por e-mail para ativar a gratuidade.

Prazo final para inscrições no Vestibular 2026 da Unicamp termina nesta segunda-feira - Imagem do artigo original

Imagem: www1.folha.uol.com.br

Além da isenção, a universidade mantém o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), destinado a estudantes provenientes da rede pública de ensino. O PAAIS confere bônus adicionais nas notas das duas fases do exame, variando de 20 a 60 pontos, a depender do tempo de escolaridade em instituições públicas de ensino. Importante ressaltar que este benefício não se estende a quem tenha cursado parte do ensino fundamental ou médio em escolas da rede particular, mesmo que com bolsa de estudos, nem a alunos de unidades do Sistema S. A comprovação da elegibilidade ao programa deve ser feita no momento da matrícula, mediante apresentação do histórico escolar. Um incentivo adicional para os alunos de escolas públicas é que aqueles que aderirem ao PAAIS e/ou às cotas étnico-raciais serão automaticamente inscritos, sem qualquer custo adicional, também na modalidade Enem-Unicamp 2026, ampliando suas chances de ingresso na instituição.

Modalidade Treineiro

A categoria de treineiros, que se destina a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, foi mantida nesta edição do vestibular da Unicamp, mas com certas modificações. Agora, os treineiros inscritos devem obrigatoriamente escolher uma trilha de conhecimento dentre três opções: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde. Apesar de participarem do processo seletivo, esses participantes terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de desempenho, porém, não estarão aptos a concorrer diretamente às vagas oferecidas nos cursos de graduação nem precisarão realizar as provas de habilidades específicas, caso existam.

Locais de Realização das Provas

As provas do vestibular Unicamp serão aplicadas em um amplo território, abrangendo 31 cidades do estado de São Paulo, além de seis importantes capitais brasileiras fora do estado paulista: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). A escolha do município para a realização do exame deve ser feita pelo candidato no momento da inscrição. Essa escolha será válida e mantida para ambas as fases do vestibular, com exceção de um conjunto específico de cidades.

Para alguns municípios, haverá uma alteração no local da prova entre a primeira e a segunda fase, direcionando os candidatos para cidades vizinhas na segunda etapa do processo. São elas:

  • Candidatos que escolheram Americana para a 1ª fase, farão a 2ª fase em Limeira.
  • Aqueles que optaram por Araçatuba na 1ª fase, realizarão a 2ª fase em Presidente Prudente.
  • Inscritos em Barueri para a 1ª fase, farão a 2ª fase em Osasco.
  • Quem selecionou Botucatu para a 1ª fase, se deslocará para Bauru na 2ª fase.
  • Candidatos de Bragança Paulista na 1ª fase, terão Campinas como local da 2ª fase.
  • Para os que fizeram a 1ª fase em Franca, a 2ª fase será em Ribeirão Preto.
  • Estudantes que escolheram Indaiatuba para a 1ª fase, farão a 2ª fase em Campinas.
  • Inscritos em Lorena para a 1ª fase, terão São José dos Campos como local da 2ª fase.
  • Aqueles que optaram por Marília na 1ª fase, farão a 2ª fase em Bauru.
  • Para os de Mogi das Cruzes na 1ª fase, a 2ª fase ocorrerá em Guarulhos.
  • Candidatos de São Bernardo do Campo na 1ª fase, realizarão a 2ª fase em Santo André.
  • Quem selecionou São João da Boa Vista para a 1ª fase, se dirigirá para Mogi Guaçu na 2ª fase.
  • Por fim, os estudantes que optaram por Sumaré ou Valinhos na 1ª fase, farão a 2ª fase em Campinas.

Datas das Provas de Habilidades Específicas

Além das provas gerais, algumas carreiras da Unicamp exigem testes de habilidades específicas. Para os candidatos aos cursos de Música, as provas ocorrerão entre os dias 15 e 30 de setembro. Já para as áreas de Artes Visuais, Cênicas e Dança, os testes serão aplicados entre os dias 3 e 5 de dezembro, completando assim o ciclo de avaliações do vestibular.

Resultados e Matrícula

A divulgação do resultado da primeira chamada para o Vestibular Unicamp 2026 está prevista para 23 de janeiro de 2026. Os candidatos aprovados nesta etapa terão seus procedimentos de matrícula realizados de forma virtual nos dias 26 e 27 do mesmo mês. É importante que os candidatos fiquem atentos, pois a Unicamp planeja realizar um total de oito chamadas ao longo do processo de ingresso, oferecendo múltiplas oportunidades para os participantes. A Folha de S.Paulo e o Farias Brito, para o público estudantil, disponibilizam um simulado online gratuito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser acessado para preparação para o ENEM e também, indiretamente, para o processo seletivo.

📌 Confira também: artigo especial sobre redatorprofissiona

A universidade e a Comvest, atentas aos desafios da formação superior, recomendam a todos os participantes que consultem o manual do candidato e as demais publicações oficiais disponíveis no site da Comvest, a fim de obterem informações detalhadas e atualizadas sobre todas as etapas e regulamentos do processo seletivo.

Com informações de Folha de S.Paulo

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner
Share via
Share via