Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

NAM Atlântico: Maior Navio de Guerra Apoiando COP 30 Belém

O NAM Atlântico COP 30 Belém prepara-se para desempenhar um papel crucial na segurança e logística da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será sediada na capital paraense. Este que é o maior navio de guerra da América Latina está programado para uma segunda passagem por Belém, sublinhando sua importância estratégica […]

O NAM Atlântico COP 30 Belém prepara-se para desempenhar um papel crucial na segurança e logística da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será sediada na capital paraense. Este que é o maior navio de guerra da América Latina está programado para uma segunda passagem por Belém, sublinhando sua importância estratégica em eventos de grande envergadura nacional e internacional. A previsão é que a imponente embarcação atraque no Porto de Belém na quinta-feira, 25 de setembro.

A presença da emblemática embarcação da Marinha do Brasil não é inédita na região. Em agosto de 2023, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico já havia realizado uma escala em Belém, ocasião em que integrou o aparato de segurança e logística para a Cúpula da Amazônia, um significativo encontro de chefes de Estado de países da Bacia Amazônica. Agora, a missão do navio ganha um novo foco: apoiar a realização da Conferência do Clima, um dos eventos ambientais mais relevantes do cenário global, previsto para acontecer em novembro na capital paraense.

Refletindo a notável capacidade e alcance das Forças Armadas brasileiras, o NAM Atlântico se destacará novamente no cenário nacional. Uma de suas atribuições fundamentais para esta missão inclui o fortalecimento do Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura estabelecida especificamente pelo Ministério da Defesa. Este comando é encarregado da coordenação e execução das ações de segurança e defesa diretamente relacionadas à trigésima edição da Conferência das Partes, a renomada COP 30, evidenciando o comprometimento do Brasil com a proteção de grandes eventos.

NAM Atlântico: Maior Navio de Guerra Apoiando COP 30 Belém

Aberto à Visitação Pública no Porto de Belém

Após sua atracação no cais da Ocrim, situado próximo ao Ver-o-Rio, um dos cartões-postais de Belém, o NAM Atlântico abrirá suas portas para a visitação pública. Os interessados terão a oportunidade única de conhecer de perto a estrutura do gigante dos mares nos dias 27 e 28 de setembro, e também em 3 e 4 de outubro. O horário estabelecido para as visitas é das 14h às 18h, proporcionando uma chance imperdível para a população e turistas explorarem o interior e as instalações desta impressionante plataforma naval.

Capacidades e Dimensões do NAM Atlântico

Considerado o maior navio de guerra de toda a América Latina, o NAM Atlântico impressiona por suas dimensões e capacidades operacionais. Com 208 metros de comprimento, sua extensão pode ser comparada à altura de um edifício de 40 andares. Sua tripulação básica é composta por 432 militares, mas em missões complexas, a embarcação pode comportar até 1.400 militares, demonstrando sua robustez para diferentes cenários. Em termos de capacidade aérea, o navio possui condições de operar até 18 aeronaves, tanto em seu hangar quanto no convoo, habilitando-o para operações aéreas diversas.

Detalhes da Operação Atlas e Carga Estratégica

A jornada do NAM Atlântico rumo a Belém teve início no dia 13 de setembro, com sua desatracação da Base Naval da Ilha das Cobras, localizada no Rio de Janeiro. A bordo, o navio transportava uma considerável força de 1.042 militares, além de 435 toneladas de equipamentos essenciais. Essa carga abrange materiais de diferentes vertentes das Forças Armadas brasileiras, incluindo Marinha, Exército e Força Aérea. Dentre os itens transportados, destacam-se 83 veículos, dos quais seis são blindados, quatro helicópteros, diversos armamentos, sensores, munições, mísseis, equipamentos de mergulho e aparatos completos para operações de defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR).

Segundo informações divulgadas pela Marinha, este vasto material tem um propósito multifacetado. Parte dele será empregada em exercícios estratégicos na Foz do Rio Amazonas, como parte integrante da Operação Atlas. Esta operação, que congrega as três Forças Armadas, teve início em 30 de junho e está prevista para ser concluída em 6 de dezembro. A complexidade e a abrangência desses treinamentos são cruciais para a manutenção da prontidão e interoperabilidade das forças brasileiras.

O Legado e o Nome do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico

Atualmente ostentando o título de Capitânia da Esquadra Brasileira, o NAM Atlântico representa a principal embarcação da força naval do país. Seu design é projetado para uma ampla gama de tarefas, incluindo o controle efetivo de áreas marítimas e a projeção de poder, seja por terra, mar ou ar. Além de suas capacidades bélicas, o navio também é uma plataforma altamente adequada para missões de caráter humanitário. Pode ser acionado em operações de auxílio a vítimas de desastres naturais, evacuação de pessoal em cenários de risco e em missões de manutenção de paz, demonstrando sua versatilidade e importância estratégica.

A aquisição do navio se deu junto à Marinha Britânica em 2018, e sua construção original remonta a meados da década de 1990. O nome “Atlântico” escolhido para a embarcação é uma reverência à significativa importância histórica, econômica e geopolítica do Oceano Atlântico na conformação e desenvolvimento da nação brasileira, permeando todos os períodos de sua trajetória. Para mais informações sobre o evento climático e as iniciativas globais, pode-se consultar a página da ação climática das Nações Unidas.

Confira também: artigo especial sobre redatorprofissiona

A presença do NAM Atlântico em Belém para apoiar a COP 30 reitera o engajamento do Brasil em garantir a segurança e a infraestrutura para eventos de relevância global. A possibilidade de visitação pública representa uma valiosa oportunidade para a população se conectar com a Marinha e conhecer de perto o orgulho da esquadra brasileira. Fique atento às nossas atualizações em nossa editoria de Política para mais notícias e análises sobre o impacto das Forças Armadas e eventos de grande porte no cenário nacional e regional.

Crédito da imagem: Reprodução / Marinha do Brasil

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner