A capital goiana se mobiliza neste sábado, 18 de maio, para o **Dia D da Multivacinação**, uma iniciativa estratégica focada na atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Esta campanha, que se estende por todo o território nacional conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, contará com uma vasta estrutura na capital goiana para garantir o acesso da população à imunização.
Dezenas de milhares de salas de vacinação estarão ativas em todo o país para o esforço concentrado. Especificamente em Goiânia, a programação intensiva busca alcançar um grande número de pessoas. A ação acontece em sincronia com o estado de Goiás, que organiza o “Dia D” de vacinação em todas as suas cidades na mesma data, promovendo um engajamento comunitário em larga escala pela saúde pública.
Multivacinação em Goiânia: Dia D Terá 54 Postos Abertos
A Prefeitura de Goiânia informou que os postos de vacinação funcionarão em horário estendido, das 08h às 17h, facilitando o acesso de pais, responsáveis e adolescentes. Serão 54 pontos distribuídos por todas as regiões da capital, garantindo cobertura abrangente para que a população possa procurar o serviço mais próximo de sua residência ou trabalho. Este esforço é fundamental para elevar as coberturas vacinais e proteger a comunidade contra uma série de doenças.
Além do público-alvo prioritário, crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia estenderá a imunização para outros grupos. Adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 19 anos poderão receber a vacina contra o HPV. A campanha também inclui a atualização de doses para febre amarela e tríplice viral, disponíveis para indivíduos com até 59 anos, conforme a avaliação da caderneta vacinal individual.
A gama de vacinas ofertadas é extensa e visa proteger contra diversas enfermidades. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo, estarão disponíveis: pentavalente, pneumocócica 10-valente, VIP (poliomielite inativada), rotavírus, hepatite A, meningocócicas C e ACWY, HPV, dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), DTP (difteria, tétano e coqueluche), varicela, tríplice viral, febre amarela, influenza (gripe), COVID-19 (para adultos e pediátrica), hepatite B, dupla adulto e dengue. Essa variedade demonstra o compromisso com um esquema de imunização completo para os diferentes públicos.
Pontos de Vacinação Estrategicamente Distribuídos
A distribuição dos 54 pontos de vacinação foi pensada para atender a demanda de todas as áreas urbanas da cidade. A seguir, a lista completa dos locais, separados por distrito de saúde:

Imagem: g1.globo.com
- Distrito Oeste: Mutirão Goiânia + Humana (Praça do Vera Cruz II), CSF Goiânia Viva, CSF São Francisco, CSF Vila Regina, CSF Cerrado 6, CSF Buena Vista, CSF Eldorado Oeste e CAIS Bairro Goiá.
- Distrito Sul: Centro Municipal de Vacinação, UPA Jardim América, Goiânia Shopping, CS Parque Amazônia e CS Vila Redenção.
- Distrito Norte: CS Clemente, CSF Antônio Carlos Pires, CS Balneário Meia Ponte, CSF São Judas, CSF Itatiaia, CSF Jardim Guanabara I, CSF Vale dos Sonhos, CSF Cachoeira Dourada e CIAMS Urias Magalhães.
- Distrito Campinas Centro: CSF Santa Helena, CS Cidade Jardim, CS Fama, CS Norte Ferroviário, CSF Marinho Lemos e CAIS Vila Nova.
- Distrito Sudoeste: CIAMS Novo Horizonte, CS Vila Boa, CS Parque Anhanguera, CS Vila Mauá, UBS Eli Forte, UBS Condomínio das Esmeraldas, UBS Andreia Cristina, UBS Real Conquista, USF Santa Rita e USF Madre Germana.
- Distrito Noroeste: CSF Vila Mutirão, CSF Novo Planalto, CSF São Carlos, CSF Jardim Curitiba, CSF Brisas da Mata, CSF Estrela Dalva, CSF Boa Vista, CSF Alto do Vale, CAIS Finsocial e CAIS Cândida de Morais.
- Distrito Leste: UPA Novo Mundo, CAIS Amendoeiras, USF Riviera, USF Parque Atheneu, USF Ville de France, USF Santo Hilário, USF Recanto das Minas Gerais e USF Dom Fernando.
Situação da Vacinação contra Covid-19 e Dengue
Apesar da ampla oferta, a SMS esclarece que algumas vacinas estarão disponíveis apenas em unidades de referência devido a particularidades de estoque ou requisitos ministeriais. A vacina pediátrica contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos, por exemplo, enfrenta baixo estoque e será administrada exclusivamente no CIAMS Urias Magalhães, Centro Municipal de Vacinação, UPA Jardim América, CAIS Bairro Goiá, UPA Novo Mundo e CSF Vila Mutirão. Em contrapartida, as vacinas para menores de 5 anos e para adultos contra a Covid-19 estarão acessíveis em todas as unidades mencionadas.
Quanto à vacina contra a dengue, sua aplicação exige a presença obrigatória de um médico, seguindo determinação do Ministério da Saúde, como estabelecido pelo programa nacional de imunizações, cuja estrutura pode ser consultada em fontes oficiais como o Ministério da Saúde. Por essa razão, estará disponível somente em unidades específicas: CIAMS Urias Magalhães, UPA Jardim América, UPA Novo Mundo, CAIS Bairro Goiá, CIAMS Novo Horizonte, CAIS Vila Nova, CAIS Cândida de Morais, CAIS Finsocial e CSF São Judas Tadeu.
Confira também: crédito imobiliário
O Dia D da Multivacinação em Goiânia representa uma oportunidade fundamental para a comunidade proteger sua saúde e a de seus familiares, mantendo a caderneta de vacinação atualizada. Incentivamos todos a comparecerem aos pontos de atendimento para garantir a imunização contra diversas doenças. Para mais informações sobre as ações de saúde pública e notícias locais, continue explorando nossa seção de Cidades.
Foto: Divulgação/SES-GO



