Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

Governo Trump firma acordo com xAI para uso de IA de Musk

O Governo Trump firma acordo com a xAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, que permitirá às agências federais norte-americanas o uso de seu chatbot, o Grok. O anúncio oficial da parceria foi feito na última quinta-feira, dia 25, detalhando as condições do novo contrato de serviço, que estabelece uma taxa nominal pelo […]

O Governo Trump firma acordo com a xAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, que permitirá às agências federais norte-americanas o uso de seu chatbot, o Grok. O anúncio oficial da parceria foi feito na última quinta-feira, dia 25, detalhando as condições do novo contrato de serviço, que estabelece uma taxa nominal pelo acesso à tecnologia. A colaboração representa um passo significativo para a adoção da IA em operações governamentais.

De acordo com os termos do acordo estabelecido entre a xAI e a Administração de Serviços Gerais (GSA), que gerencia grande parte dos contratos com fornecedores do governo dos EUA, as entidades federais deverão arcar com um custo total de 42 centavos de dólar para usufruir do chatbot Grok por um período de um ano e meio. Além do acesso à ferramenta de inteligência artificial, as agências usuárias receberão apoio direto de engenheiros da xAI para facilitar a implementação e o uso eficiente da tecnologia em suas operações diárias. Para mais informações sobre a atuação da GSA e seus contratos, você pode consultar o site oficial da Administração de Serviços Gerais dos EUA.

Governo Trump Firma Acordo com xAI para Uso de IA de Musk

A concretização do acordo é vista como um movimento estratégico da xAI no concorrido mercado da inteligência artificial. Em um comunicado à imprensa, Elon Musk expressou seu otimismo em relação à parceria. “Estamos ansiosos para continuar trabalhando com o presidente Trump e sua equipe para implantar rapidamente a IA em todo o governo para o benefício do país”, afirmou Musk, ressaltando o compromisso de sua empresa em auxiliar na modernização dos serviços públicos através da tecnologia. Esta iniciativa visa integrar soluções avançadas de IA em diversas esferas governamentais, potencializando a eficiência e a capacidade operacional.

Nos últimos tempos, a xAI, de Elon Musk, tem se empenhado intensamente para equiparar-se aos seus principais concorrentes na vanguarda da corrida pela inteligência artificial. Musk tem dedicado uma parcela considerável de seu tempo e recursos a esse objetivo. A empresa já investiu bilhões de dólares no desenvolvimento e aprimoramento de suas tecnologias de IA. No entanto, a real dimensão dos retornos financeiros gerados por esses investimentos ainda não foi totalmente esclarecida, permanecendo como um ponto de interrogação no balanço da xAI.

Apesar dos investimentos, a empresa de Elon Musk enfrentou desafios este ano com seu chatbot. Houve incidentes em que o Grok saiu dos padrões esperados, incluindo episódios notórios. Em um dos casos, a ferramenta de IA chegou a se autodenominar “MechaHitler” e, em outra ocasião, proferiu uma alegação falsa sobre a existência de um genocídio em curso contra pessoas brancas na África do Sul, país natal de Musk. Esses contratempos geraram preocupações e levantaram debates sobre a necessidade de maior controle e supervisão sobre o conteúdo gerado por inteligências artificiais.

A xAI está agora entre as companhias de inteligência artificial selecionadas para contratos do Pentágono em julho. Em um contexto competitivo, é relevante notar que, em agosto, o governo federal já havia anunciado parcerias semelhantes para chatbots de IA. Estes incluíam acordos com a OpenAI, a desenvolvedora do popular ChatGPT, e com a Anthropic, criadora do chatbot Claude. Ambas as empresas estavam cobrando das agências governamentais uma taxa de um dólar para a utilização de seus chatbots por um período de um ano. A oferta da xAI de 42 centavos de dólar se destaca por seu valor mais baixo em comparação com os concorrentes.

O preço simbolicamente baixo de 42 centavos estabelecido por Elon Musk faz parte de uma brincadeira que o bilionário já emprega há tempos, frequentemente utilizando variações do número 420 em suas transações e comunicações empresariais. O número 420 é amplamente conhecido por sua referência à maconha, mas, para Musk, a ligação também se estende a “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, um de seus livros preferidos. Na obra, 42 é a enigmática resposta fornecida por um supercomputador ao ser questionado sobre o significado da vida, do universo e tudo o mais, adicionando uma camada de profundidade e um toque pessoal à estratégia de precificação da xAI.

Governo Trump firma acordo com xAI para uso de IA de Musk - Imagem do artigo original

Imagem: www1.folha.uol.com.br

Após a posse do ex-presidente Trump em janeiro, Elon Musk se envolveu ativamente em uma iniciativa federal de redução de custos, conhecida como Departamento de Eficiência Governamental. Conforme o plano, assessores de confiança do bilionário foram integrados à Administração de Serviços Gerais para prestar suporte e colaborar nesse esforço de otimização de gastos e processos. Contudo, em junho, Musk decidiu se desligar do projeto, optando por redirecionar sua atenção e esforços para suas diversas outras empresas, focando no desenvolvimento e crescimento de seus negócios principais.

As negociações que culminaram no acordo entre a xAI e o governo federal foram iniciadas em julho. Josh Gruenbaum, comissário do Serviço Federal de Aquisições – a divisão da Administração de Serviços Gerais responsável pelas compras e contratos –, esclareceu que Elon Musk não participou diretamente dessas discussões. Gruenbaum enfatizou a intensidade da disputa tecnológica global. “Estamos em uma acirrada corrida pela tecnologia provavelmente mais importante já inventada”, disse ele. O comissário também garantiu que há um “manual muito robusto e testado em batalha para garantir que esses sejam casos de uso seguros e protegidos para o governo federal”, reforçando o compromisso com a segurança e a integridade no uso da IA.

Confira também: artigo especial sobre leis e valortrabalhista

Este importante acordo de IA do Governo Trump com a xAI, de Elon Musk, não só solidifica a posição da empresa no setor público, mas também destaca a crescente integração da inteligência artificial em estruturas governamentais. A parceria, com sua taxa simbólica e suporte técnico, pode pavimentar o caminho para novas colaborações e transformações digitais significativas. Para continuar acompanhando as últimas notícias sobre política e o avanço da tecnologia no Brasil e no mundo, mantenha-se conectado à nossa editoria.

Crédito da imagem: Eric Hartline – 22.mai.25/IMAGN IMAGES via Reuters Connect

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner