A história da televisão brasileira alcança um novo capítulo, enquanto os Estúdios Globo Celebram 30 Anos com Calçada da Fama, marcando três décadas de excelência em produção audiovisual. A iniciativa foi concretizada na quinta-feira, dia 2 de novembro, para homenagear personalidades que foram e continuam sendo fundamentais para a trajetória da emissora. Reconhecido globalmente como um dos mais grandiosos complexos de criação de conteúdo, os Estúdios Globo celebram seu jubileu de três décadas com um tributo perene aos seus ícones, consolidando seu legado e aprofundando as raízes culturais de uma indústria vibrante.
Essa jornada de trinta anos nos Estúdios Globo, se comparada a uma novela, superaria os dez mil capítulos diários, contando com uma multiplicidade de milhares de personagens e cenários. Ao longo desse período, incontáveis horas de gravação resultaram em uma profusão de emoções que cativaram milhões de lares brasileiros. Desde sua fundação, o maior centro de produção de televisão da América Latina tem desempenhado um papel central em levar encanto, entretenimento e informação para o público através das telas da TV.
Estúdios Globo Celebram 30 Anos com Calçada da Fama
No dia da celebração, os homenageados foram os visionários, os protagonistas dos primeiros momentos tanto da TV brasileira quanto dos Estúdios Globo, que, com sua arte e dedicação, pavimentaram o caminho para a Calçada da Fama recém-inaugurada. Essa celebração singular ressoa como um momento de profunda emoção. A atriz Betty Faria expressou seu contentamento: “É uma homenagem linda. Eu estou muito emocionada. É muito bom, é muito bom estar aqui”. A importância de honrar a memória e a trajetória dos precursores foi igualmente salientada. O ator Antonio Pitanga, emocionado, ponderou: “Luz na memória. E essa luz na memória faz com que o jovem não perca de onde veio, qual a sua importância através dos mais velhos. E os mais velhos somos nós que estamos de pé. Muito obrigado”. Complementando o clima festivo, Ary Fontoura mencionou: “Eu também estou fazendo aniversário hoje. Estou fazendo 60 anos de casa”. Serginho Groisman, apresentador do “Altas Horas”, destacou a longevidade e liberdade que marcam sua colaboração: “O Altas Horas vai completar 25 anos, eu estou há 26, com muita liberdade, com muita estrutura, sempre reequilibrando e tentando fazer com que as pessoas sejam as verdadeiras protagonistas do Brasil”.
A Calçada da Fama foi iniciada com a consagração de quinze figuras proeminentes do cenário artístico: artistas, autores, diretores e apresentadores. Eles formam o grupo inicial de estrelas cujos nomes foram eternizados, e muitos presenciaram a fase embrionária do complexo, que na época era conhecido como Projac, em 1995. O ator Tony Ramos é uma dessas testemunhas. Ele acompanhou a gradual materialização de uma verdadeira cidade dedicada à produção audiovisual, um colossal empreendimento de 1.760.000 metros quadrados, situado estrategicamente na região de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.
Tony Ramos observou o impacto positivo da evolução, afirmando que o Projac proporcionou condições de trabalho aprimoradas e uma aceleração tecnológica surpreendente. “Trouxe, cada vez mais, mais condições de trabalho. Trouxe uma tecnologia rápida. Até rápida demais, nos atropelava, no bom sentido. Iam chegando novas máquinas, novas ideias, novos equipamentos”, relata o artista. Contudo, ele enfatiza que, apesar de todas as inovações, a essência fundamental da dramaturgia permaneceu inalterada: “Mas nada mudou no que diz respeito à dramaturgia na sua essência. É o que eu digo sempre: você pode ter tudo, mas sem uma boa história, nada acontece”. O humorista Renato Aragão ecoou o sentimento de renovação: “Estou muito feliz de estar aqui outra vez. Parece que eu estou em um outro mundo, como eu sempre falo”. Para saber mais sobre a evolução da TV no Brasil, uma fonte relevante é o portal da Memória Globo.
O pontapé inicial nas gravações, no que viria a ser os atuais Estúdios Globo, foi dado em um marco histórico. Em 2 de outubro de 1995, o Dr. Roberto Marinho em pessoa, com sua batida de claquete, inaugurou a primeira cena da primeira novela gravada nos recém-inaugurados estúdios. Esse momento simbólico lançou as bases para uma produtividade impressionante que perdura até hoje. Atualmente, o complexo é responsável pela produção diária de aproximadamente oito horas e meia de conteúdo audiovisual, pronto para ser exibido. Essa capacidade equivale à produção simultânea de cerca de quatro longas-metragens todos os dias, demonstrando a escala e a eficiência de sua operação.
A constante evolução tecnológica e criativa nos estúdios permite que as ideias dos autores sejam materializadas com crescente liberdade. O dramaturgo Walcyr Carrasco reflete sobre essa transformação: “Eu acho que houve um amadurecimento do conhecimento. As pessoas que realizam amadurecem e tornam possível coisas que antes elas achavam impossível. Então, hoje, pensar uma novela é pensar com mais liberdade, é pensar com mais autoria, mais sonhos mesmo, que vão para o ar”. Sua percepção sublinha a capacidade crescente da equipe e dos recursos em dar vida a narrativas cada vez mais ambiciosas e criativas.
Nos trinta anos desde sua concepção, os Estúdios Globo passaram por uma extraordinária transformação e expansão. O complexo abriga atualmente 13 estúdios de gravação de ponta e três extensos conjuntos de cidades cenográficas, concebidas para transportar o público a realidades diversas e convincentes. Além disso, os estúdios incorporaram avançadas tecnologias, consolidando sua posição como uma imensa “fábrica de histórias”. O que chega às telas é a síntese do talento, criatividade e do esforço de milhares de profissionais, continuamente impulsionados pela tecnologia e inovação.

Imagem: g1.globo.com
Em um avanço significativo, três novos estúdios foram inaugurados em 2019, expandindo a capacidade de produção. O destaque é o Módulo de Gravação 4 (MG4), uma adição vital que incrementou em mais de 50% a capacidade total de produção audiovisual da Globo. Dentro do MG4, está o maior estúdio de produção virtual permanente de toda a América Latina, uma infraestrutura de ponta que possibilita a criação de ambientes digitais imersivos e cenários impossíveis no mundo físico, elevando a qualidade e a complexidade das produções.
Amauri Soares, diretor-executivo dos Estúdios Globo, destaca a relevância do local como um ponto de encontro e catalisador de talentos: “A gente tem aqui encontro de gerações, criadores de gerações muito diferentes, de todos os cantos do Brasil. Os estúdios trabalham com as pessoas de dentro, mas com todo o mercado independente de fora, o que reforça essa ideia de que essa é a casa do audiovisual brasileiro”. Ele reforça a visão de futuro da instituição: “E a gente olha para o futuro sempre enxergando isso: como manter essa casa como a casa que conta as nossas melhores histórias para gerações que estão por vir”.
A atriz Neuza Borges, com impressionantes 69 anos de carreira, expressou seu imenso orgulho por ter testemunhado e participado do desenvolvimento dos Estúdios Globo desde os seus primórdios. “Eu vi no tijolo. E, hoje em dia, eu vejo uma potência, praticamente, mundial. E eu estou dentro dessa potência”, declarou. A emoção de fazer parte dessa grandiosa estrutura é comparada a seus laços familiares: “Para mim, a emoção é a mesma, o amor é praticamente o mesmo que eu mantenho pelas minhas filhas e pelos meus netos. É uma coisa, assim, de coração. De coração mesmo”. Essa perspectiva resume o sentimento de profunda conexão e amor que muitos profissionais nutrem por este centro de criação artística e inovação.
Confira também: crédito imobiliário
Os Estúdios Globo celebram três décadas de história com a Calçada da Fama, homenageando a memória e o talento de personalidades que moldaram a televisão brasileira e a própria instituição. Este tributo não só celebra o passado e o presente, mas também lança um olhar promissor para os próximos capítulos de uma saga que continua a encantar e inovar no panorama audiovisual. Para aprofundar seu conhecimento sobre o universo das personalidades e do cenário artístico, continue navegando em nossa editoria de Celebridade e explore as histórias que fazem parte da nossa cultura.
Crédito da imagem: Jornal Nacional/ Reprodução
🔗 Links Úteis
Recursos externos recomendados