Brasileiros Disputam Chaves Principais do Rio Open

Esportes

A participação dos brasileiros nas chaves principais do Rio Open, o mais significativo torneio de tênis da América do Sul, tem seu início nesta segunda-feira (16). O evento de prestígio começou oficialmente no último sábado (14) com as rodadas do qualifying, etapa preliminar que oferece a atletas com classificações inferiores no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) a chance de avançar para a disputa principal.

Desde sua primeira edição em 2014, o Rio Open tem o Jockey Club Brasileiro, situado na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, como seu palco exclusivo. Esta competição é classificada como um torneio de nível 500, o que o posiciona como o terceiro em relevância no concorrido circuito da ATP, sendo superado apenas pelos torneios de nível 1000 e pelos venerados Grand Slams – o quarteto de maiores eventos do tênis mundial que inclui o Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

Brasileiros Disputam Chaves Principais do Rio Open

A representatividade verde e amarela no Rio Open ganha destaque com João Fonseca, atualmente a principal figura do tênis brasileiro e ocupante da 33ª posição mundial em simples. Fonseca abrirá sua campanha na Quadra Guga Kuerten, a partir das 16h30 (horário de Brasília), porém, em disputa pela chave de duplas. O carioca, de apenas 19 anos, terá como parceiro o experiente tenista mineiro Marcelo Melo, de 42 anos, que ostenta dois títulos de Grand Slam em sua impressionante carreira. Juntos, eles enfrentarão a dupla formada pelo bósnio Damir Dzumhur e pelo francês Alexandre Müller.

Apesar de não possuir uma classificação específica como duplista, João Fonseca foi beneficiado com um “wild card” (convite), uma cortesia da organização concedida a tenistas que não atingiram o ranking necessário para a entrada direta na chave principal. Diferente de Fonseca, Marcelo Melo construiu grande parte de sua carreira em parcerias, atingindo a 55ª posição na ATP e sendo, inclusive, número um do mundo em duplas no ano de 2015. Os adversários Dzumhur e Müller, de forma similar ao jovem brasileiro, são jogadores mais habituados às competições de simples e possuem classificações modestas na lista de duplas, com o bósnio na 588ª colocação e o francês na 445ª.

O segundo confronto agendado para a Quadra Guga Kuerten, previsto para não antes das 19h, também terá a presença de um brasileiro, mas pela chave de simples. Gustavo Heide, tenista paulista que ocupa a 257ª posição global e outro a receber um “wild card”, medirá forças contra o tcheco Vit Kopriva, o 95º do ranking. Na sequência, encerrando a programação noturna desta mesma quadra, João Lucas Reis (207º) terá pela frente o veterano alemão Yannick Hanfmann (90º). O pernambucano igualmente integra a chave principal do Rio Open por meio de um convite.

Um quarto duelo envolvendo um brasileiro nesta segunda-feira acontecerá na Quadra 1 do Jockey Club. No terceiro jogo do dia, Igor Marcondes (350º) enfrentará o peruano Ignácio Buse (96º). O tenista paulista, com 28 anos de idade, garantiu sua inédita vaga na chave principal de um torneio ATP 500 após superar as qualificatórias. Sua classificação veio no último domingo (15), quando derrotou o português Jaime Faria (148º) em dois sets a zero, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-5).

Um recorde de brasileiros em quadra no Rio Open

O Brasil registrará um número recorde de seis representantes na chave de simples do torneio. Entre eles, dois atletas nacionais se encontrarão em um embate que ainda terá sua data definida: João Fonseca e Thiago Monteiro. O cearense de 31 anos, que atualmente está na 209ª posição mundial mas já alcançou o 61º posto, garantiu sua participação via qualifying. No domingo, Monteiro venceu o sérvio Dusan Lajovic (123º) em uma virada dramática de 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/3.

Brasileiros Disputam Chaves Principais do Rio Open - Imagem do artigo original

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Outro jogador brasileiro que enfrentará um adversário proveniente do qualifying é Guto Miguel, de apenas 16 anos, considerado o terceiro melhor do mundo na categoria juvenil. Atualmente na 1586ª posição no ranking adulto, o tenista goiano também recebeu um dos “wild cards” concedidos pela organização, marcando sua estreia na chave principal de um ATP 500. Ele enfrentará o lituano Vilius Gaubas (127º) em uma partida que aguarda agendamento.

Nas duplas do Rio Open, além da promissora parceria de João Fonseca e Marcelo Melo, o Brasil terá mais três formações. Uma delas é totalmente gaúcha, composta por Orlando Luz (54º do mundo em duplas) e Rafael Matos (34º). Eles vêm de uma recente vitória, no domingo, do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, onde superaram os tenistas locais Nicolás Kicker e Andrea Collarini por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. No Rio Open, Orlando e Rafa farão sua estreia contra o argentino Guido Andreozzi (31º) e o francês Manuel Guinard (25º), em confronto a ser definido pela organização.

Ainda nas duplas, outro gaúcho, Marcelo Demoliner (82º), disputará o torneio ao lado do carioca Fernando Romboli (45º). A dupla brasileira terá seu primeiro desafio contra os franceses Sadio Doumbia (26º) e Fabien Reboul (27º). Complementando a representação nacional, os paulistas Felipe Meligeni Alves (441º) e Marcelo Zormann (154º) encararão a parceria do belga Sander Gillé (61º) com o holandês Sem Verbeek (59º). Ambos os duelos ainda não foram oficialmente agendados, aumentando a expectativa para o prosseguimento dos jogos no Rio Open.

Recordando o sucesso nacional em edições anteriores, Rafael Matos e Marcelo Melo jogaram juntos e foram os campeões da edição passada do Rio Open. Rafael Matos também celebrou uma conquista em 2024, atuando com o colombiano Nicolás Barrientos como parceiro. Essas vitórias representam as únicas ocasiões em que tenistas brasileiros levantaram o troféu de campeões na história do Rio Open, reiterando a busca por mais êxitos nesta nova temporada.

Confira também: Imoveis em Rio das Ostras

Com um recorde de tenistas brasileiros no Rio Open, a expectativa é alta para o desempenho de João Fonseca, Marcelo Melo e os demais atletas nacionais. Continue acompanhando a cobertura completa em nossa editoria de Esporte para não perder nenhum lance e todas as novidades desta emocionante competição de tênis!

FOTOJUMP

Deixe um comentário