Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

Brasileiro Luta por Guarda da Filha Desaparecida no México

A batalha de um brasileiro pela guarda da filha no México intensifica-se enquanto Guilherme Araújo, que reside no país há dez anos, enfrenta um complexo processo judicial contra sua ex-esposa, Mayara de Oliveira Ribeiro, também brasileira. Conforme relato de Guilherme, Mayara teria desaparecido com a filha do casal, uma menina de 5 anos de idade. […]

A batalha de um brasileiro pela guarda da filha no México intensifica-se enquanto Guilherme Araújo, que reside no país há dez anos, enfrenta um complexo processo judicial contra sua ex-esposa, Mayara de Oliveira Ribeiro, também brasileira. Conforme relato de Guilherme, Mayara teria desaparecido com a filha do casal, uma menina de 5 anos de idade.

Guilherme detalha que o processo de divórcio de Mayara foi “conflituoso” desde o seu início. O embate legal se agravou, segundo ele, porque a ex-esposa recusou-se a firmar um acordo amigável, passando a criar impedimentos para o convívio entre pai e filha.

Ao todo, Guilherme afirma que Mayara desapareceu com a filha em três ocasiões desde a separação do casal. Na mais recente, o pai reportou o descumprimento de acordos prévios à Justiça Federal mexicana. Em Brasileiro Luta por Guarda da Filha Desaparecida no México, obteve a guarda formal e a custódia legal da criança no começo de maio. Contudo, passados cinco meses desde a decisão, Guilherme ainda não conseguiu exercer esse direito, pois o paradeiro da ex-companheira é desconhecido, impossibilitando que ela seja notificada judicialmente.

“Não era a minha intenção [requerer a guarda]. Eu sei a importância da mãe na vida da filha, mas eu precisei recorrer a este caminho”, desabafou Guilherme. Ele narra que as dificuldades impostas para ter contato com a filha persistem há mais de dois anos. Nesse período, Guilherme utilizou a legislação mexicana para formalizar acusações de violência vicária contra sua ex-companheira, apresentando provas que, segundo ele, comprovariam “manipulação e falsas acusações” por parte de Mayara.

O Conceito de Violência Vicária e o Alerta AMBER

A violência vicária é definida como uma forma de violência de gênero na qual o agressor utiliza terceiros – geralmente os próprios filhos – como instrumentos para infligir sofrimento à outra parte do relacionamento, particularmente após o término da união. Após o sumiço mais recente de Mayara, Guilherme acionou o “alerta AMBER”, um sistema de difusão de informações amplamente adotado em vários países, incluindo o México, para notificar casos de rapto de crianças. Atualmente, a mulher, de 35 anos, e a criança são ativamente procuradas pela Justiça do México. Até o último sábado (11), Guilherme confessou desconhecer o paradeiro de ambas, incluindo se elas permanecem em território mexicano. Mais informações sobre este tipo de violência podem ser encontradas em fontes confiáveis como o Conselho Nacional de Justiça, que aborda detalhadamente as características da violência vicária e suas implicações.

A equipe do g1 tentou estabelecer contato com Mayara, que forneceu os contatos de seus advogados no México para possíveis esclarecimentos. Os representantes legais, contudo, não responderam às tentativas de contato da reportagem, que segue buscando se comunicar com ambas as partes envolvidas.

Os Episódios de Desaparecimento e a Luta Pela Guarda

Durante o primeiro ano de separação, em 2022, Guilherme conseguiu visitar a filha em um centro de convivência, conforme relato. A decisão judicial válida naquele momento previa a guarda compartilhada e visitas quinzenais. Um despacho subsequente da Justiça mexicana estipulava que, após alguns meses, Guilherme teria o direito de buscar a criança para levá-la em passeios. Contudo, o pai conta que, ao tentar exercer esse acordo no primeiro dia de convívio livre, não encontrou a criança no endereço indicado pela mãe. Esse episódio foi o primeiro de três supostos desaparecimentos de Mayara com a filha, segundo a versão de Guilherme.

Investigações posteriores levaram à localização de Mayara e da criança em Cancún, uma cidade litorânea situada a cerca de 70 quilômetros de Playa del Carmen. Em prol do bem-estar da filha, o casal retomou o contato. Pouco tempo depois, no entanto, Guilherme alega ter sido surpreendido com uma ordem de restrição solicitada por Mayara, na qual a brasileira o acusava de ser um homem violento. Ao g1, ele negou categoricamente as acusações, afirmando possuir provas que as contradizem. Um vídeo enviado por Guilherme à reportagem mostra o homem, supostamente, sendo impedido de sair de sua própria casa por Mayara. “No debería estar aquí. No debería estar aquí. Vea, el portón está trancado, no puedo salir de la casa y ella está aquí dentro de casa. No debería estar”, ele diz na gravação, em espanhol. É possível ouvir a mulher, por sua vez, declarar que está “dentro da própria casa”. No mesmo vídeo, Guilherme menciona a presença de “testemunhas” do ocorrido, referindo-se a outras pessoas na frente da residência, e dialoga com a filha, que está no local.

A Escalada do Conflito: O Segundo Desaparecimento

Guilherme relatou ao g1 que a situação da família, que já era grave, deteriorou-se ainda mais. Em um segundo momento, Mayara teria retirado a criança da escola sem qualquer aviso prévio e mudado de cidade. O brasileiro prontamente procurou a polícia e a Justiça locais, chegando a registrar uma denúncia de sequestro de menor de idade.

Após novas diligências investigativas, a ex-mulher e a criança foram encontradas na própria cidade de Playa del Carmen, local de residência inicial da família. A Delegacia da Mulher da região reconheceu a denúncia e encaminhou o caso para que Guilherme fosse tratado como vítima. Foi neste contexto que ele conseguiu a guarda formal e a custódia da criança, direitos que, contudo, ainda não se efetivaram devido ao terceiro “desaparecimento” de Mayara com a filha.

E-mail Detalha Barragem em Escola

Em 13 de maio de 2024, Guilherme enviou um e-mail a Mayara narrando ter sido barrado na entrada da escola da filha. Ele havia ido ao local com um bolo, com a intenção de celebrar o aniversário da criança. Na mensagem, solicitou que Mayara entrasse em contato com a instituição para liberar sua presença, argumentando que o distanciamento seria prejudicial ao bem-estar da filha. O e-mail foi finalizado com uma emocionante mensagem para a criança: “Mel, papai te ama e não mede esforços para estar pertinho de você. Parabéns, filha”, escreveu ele.

Confira também: crédito imobiliário

O caso de Guilherme Araújo e sua batalha pela guarda da filha no México, envolvendo complexas questões judiciais e alegações de violência vicária, ressalta a importância de entender os direitos parentais e as leis internacionais. Continuaremos acompanhando de perto os desdobramentos deste e de outros casos relevantes. Para ficar por dentro de outros eventos importantes no Brasil e no mundo, explore nossa editoria de Notícias e mantenha-se informado.

Crédito da imagem: Reprodução; Arquivo pessoal/Reprodução

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner