Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

Drones Novamente Interrompem Voos em Aeroporto Dinamarquês

Drones Novamente Interrompem Voos em Aeroporto Dinamarquês: O Aeroporto de Aalborg, na Dinamarca, crucial tanto para operações aéreas civis quanto militares, sofreu um fechamento abrupto devido à presença de veículos aéreos não tripulados em seu espaço aéreo. A informação foi divulgada pela polícia nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, 25 de setembro, em um […]

Drones Novamente Interrompem Voos em Aeroporto Dinamarquês: O Aeroporto de Aalborg, na Dinamarca, crucial tanto para operações aéreas civis quanto militares, sofreu um fechamento abrupto devido à presença de veículos aéreos não tripulados em seu espaço aéreo. A informação foi divulgada pela polícia nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, 25 de setembro, em um episódio que segue um padrão alarmante de interrupções aéreas na região. A ocorrência em Aalborg acontece apenas dois dias depois que o principal centro aéreo do país, o Aeroporto de Copenhague, também foi paralisado por avistamentos de drones, aumentando as discussões sobre segurança em todo o continente europeu.

As autoridades policiais nacionais dinamarquesas indicaram que os incidentes em Aalborg replicaram um cenário similar ao que já havia suspendido voos no aeroporto da capital por um período de quatro horas. Após cerca de três horas, a polícia local de Aalborg confirmou que os drones haviam deixado a área de operação, permitindo a gradual retomada das atividades.

Drones Novamente Interrompem Voos em Aeroporto Dinamarquês

Na terça-feira, 23 de setembro, o governo dinamarquês havia classificado o acontecimento no Aeroporto de Copenhague como o ataque mais grave registrado até então contra a infraestrutura crítica nacional. Essa declaração ligou o incidente a uma série de incursões de drones que, segundo as investigações, poderiam ter origem russa, e a outras perturbações notadas em diferentes pontos da Europa. As implicações do fechamento do Aeroporto de Aalborg foram estendidas às Forças Armadas da Dinamarca, visto que o local serve como uma base militar estratégica. A polícia informou sobre este impacto adicional e o comando militar dinamarquês garantiu total assistência à polícia local e nacional nas investigações em curso, optando por não fornecer mais detalhes à imprensa.

A situação dos drones em aeroportos não se restringiu à Dinamarca. Autoridades na Noruega também implementaram o fechamento do espaço aéreo no Aeroporto de Oslo, em 22 de setembro, uma segunda-feira à noite, por um período de três horas, após a detecção de um drone na área. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou a gravidade do cenário ao declarar, na terça-feira, que a interrupção dos voos no aeroporto de Copenhague integrava um “padrão persistente de contestação nas nossas fronteiras”, refletindo uma preocupação generalizada com a segurança na região. Contudo, o embaixador russo na Dinamarca refutou as suspeitas de envolvimento de seu país no incidente ocorrido na capital dinamarquesa.

Ainda que as autoridades norueguesas e dinamarquesas estejam em comunicação constante e próxima sobre os incidentes de Copenhague e Oslo, o ministro das Relações Exteriores da Noruega esclareceu na quarta-feira, 24 de setembro, que as investigações ainda não estabeleceram uma conexão definitiva entre os eventos. A disseminação do problema é evidente, com a polícia dinamarquesa reportando avistamentos de drones em outras localidades do país, como os aeroportos das cidades de Esbjerg, Sonderborg e Skrydstrup, indicando uma atividade de grande escala e coordenação aparente.

Drones Novamente Interrompem Voos em Aeroporto Dinamarquês - Imagem do artigo original

Imagem: www1.folha.uol.com.br

Thorkild Fogde, comissário nacional de polícia da Dinamarca, revelou que inúmeras denúncias de avistamentos de drones têm sido registradas pela polícia desde a segunda-feira. Embora ele ressalte que muitos desses relatos provavelmente não se referem a atividades de interesse para as forças de segurança ou para as Forças Armadas, “alguns deles sim, e creio que o de Aalborg é um deles”, afirmou, sublinhando a seriedade com que o incidente em Aalborg está sendo tratado. Para entender mais sobre como questões de segurança afetam o cenário geopolítico e as fronteiras, pode-se consultar fontes relevantes sobre relações internacionais e segurança europeia, como a Reuters, que frequentemente aborda preocupações sobre segurança na Europa.

As equipes de investigação continuam o trabalho no local em Aalborg, em uma ação conjunta que envolve a polícia local e nacional, o serviço de inteligência do país, as Forças Armadas, e também a colaboração com autoridades de nações parceiras. Assegurando à população, a polícia reforçou que, apesar da interrupção, não há perigo iminente para os passageiros no Aeroporto de Aalborg nem para os residentes na área circunvizinha. Como consequência imediata das operações irregulares de drones, três voos foram realocados, sendo desviados para outros aeroportos na região, minimizando o impacto aos viajantes enquanto as autoridades lidam com a ameaça.

Confira também: artigo especial sobre redatorprofissiona

Em suma, os repetidos avistamentos de drones na Dinamarca, com destaque para as interrupções nos aeroportos de Copenhague e Aalborg, reforçam a urgência na segurança aeroportuária e a investigação em nível europeu. Os fatos indicam uma séria ameaça à infraestrutura crítica, exigindo respostas coordenadas e aprofundadas. Mantenha-se informado sobre os desdobramentos desta e outras notícias de impacto global explorando a nossa editoria de Cidades.

Crédito da imagem: Morten Skov via Reuters, Steven Knap – 22.set.2025/AFP

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner