Artigos Relacionados

📚 Continue Lendo

Mais artigos do nosso blog

PUBLICIDADE

Chico Anysio: Doc. Revela Brilhantismo e Questões de Sua Vida

O extenso e multifacetado legado de Chico Anysio (1931-2012) é o foco de uma nova série documental que aborda sua notável trajetória e, simultaneamente, examina atitudes que geraram controvérsia. Composta por cinco episódios de 45 minutos, a produção é uma iniciativa do comediante Bruno Mazzeo, filho de Chico, que busca equilibrar um merecido tributo com […]

O extenso e multifacetado legado de Chico Anysio (1931-2012) é o foco de uma nova série documental que aborda sua notável trajetória e, simultaneamente, examina atitudes que geraram controvérsia. Composta por cinco episódios de 45 minutos, a produção é uma iniciativa do comediante Bruno Mazzeo, filho de Chico, que busca equilibrar um merecido tributo com uma análise franca das complexidades da vida do ícone do humor brasileiro.

Mazzeo descreve a série documental do Globoplay como um esforço para rearticular os fragmentos de uma vida excepcional, uma busca pessoal para desvendar as camadas de seu pai. “Um filho em busca do seu pai”, como ele define, indicando a profundidade emocional e a honestidade presente na narrativa.

Chico Anysio: Doc. Revela Brilhantismo e Questões de Sua Vida

Intitulada “Chico Anysio: um Homem à Procura de um Personagem”, a produção adota um formato cronológico e convencional. Beneficiando-se de um vasto acervo de imagens inéditas e dezenas de entrevistas, o documentário proporciona uma compreensão abrangente da dimensão artística e pessoal de seu protagonista.

Infância e as Raízes da Criatividade do Humorista

A série mergulha nas origens do humorista, revelando detalhes de sua infância no Ceará. O pai de Chico Anysio possuía uma pequena empresa de ônibus em Maranguape e era conhecido como “coronel” Oliveira Paula, uma figura que, especula-se, teria sido a inspiração para o icônico personagem Coronel Pantaleão. O cineasta Zelito Viana, irmão de Chico, trouxe à tona uma revelação surpreendente: o pai mantinha outras duas famílias, uma no Maranhão e outra no Piauí. Não por acaso, na mudança para o Rio de Janeiro no final dos anos 1930, apenas a mãe e os três irmãos de Chico Anysio seguiram viagem.

Fernanda Montenegro compartilha suas memórias sobre o início da carreira de Chico Anysio na rádio Guanabara, no final da década de 1940. Naquele período, ele exercia múltiplas funções como rádio-ator, locutor e redator. Seu talento singular para a imitação o impulsionou a desenvolver uma série de “tipos” distintos, pavimentando seu caminho para o sucesso na televisão.

O Mestre dos Personagens: 209 Criações Únicas

Com uma frase que resume sua trajetória – “Eu sou aquele que faz vários. Foi uma opção de carreira” – Chico Anysio personificou a versatilidade. Boni, uma voz influente em documentários sobre a história da televisão, ressalta que Chico foi o pioneiro a introduzir o humor televisivo, transpondo para a nova mídia as técnicas e o talento cultivados no rádio.

Ao longo de cerca de 60 anos de carreira, Chico Anysio afirma ter criado nada menos que 209 personagens. Muitas de suas criações para as TVs Excelsior, Tupi e Rio, no entanto, desapareceram no tempo. O documentário reconhece que nem todos os seus “tipos” alcançaram o mesmo nível de sucesso, embora não aprofunde os motivos por trás daqueles que não “vingaram” completamente.

Em sua própria reflexão sobre a natureza de seu trabalho, o humorista declarava: “Não tenho obrigação de solucionar [os problemas]. O meu dever é fotografar o drama. A comédia nada mais é do que o drama de ontem.” Essa perspectiva oferece um vislumbre da profundidade por trás de suas criações aparentemente leves.

Relações Pessoais e Conflitos de Carreira na Vida de Chico Anysio

A série documental não hesita em explorar os momentos mais desafiadores da vida profissional de Chico Anysio. É detalhada sua resistência à ascensão de uma nova geração de humoristas, que despontou com o programa “TV Pirata”. Além disso, a produção revela instâncias de sua conduta questionável ao utilizar a imprensa para veicular críticas públicas a decisões da Rede Globo que o desagradaram, o que culminou em uma suspensão imposta pela direção da emissora.

Chico Anysio: Doc. Revela Brilhantismo e Questões de Sua Vida - Imagem do artigo original

Imagem: www1.folha.uol.com.br

Intitulado “Adepto incondicional do casamento”, Chico Anysio se uniu matrimonialmente seis vezes e teve oito filhos. Apenas seu último relacionamento, com Malga de Paula, não é detalhado na série. Cininha de Paula, sua sobrinha, relata que Chico exercia um comportamento “um pouco coronel em casa”, recordando o término de seu casamento com Alcione Mazzeo, após esta posar para a revista Playboy. Sua filosofia pessoal, “Casar é certo mesmo quando você se casa errado. Daquele casamento errado dá-se um filho certíssimo”, ilustra sua complexa visão sobre a vida conjugal.

O quinto casamento do humorista, com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, foi particularmente impactante, gerando enorme rejeição pública e prejudicando a carreira de Chico Anysio. No entanto, sua generosidade também é evidenciada; ele custeou do próprio bolso os salários dos atores da “Escolinha do Professor Raimundo” quando a Rede Globo suspendeu o programa.

Cininha de Paula ainda complementa que o comediante “ficou muito magoado com a Globo. Desistiu de viver”, e Bruno Mazzeo confirma que seu pai, conhecido por gastar grandes quantias, veio a falecer sem recursos financeiros.

Em uma entrevista ao Roda Viva, em 1993, refletindo sobre as críticas que recebia, Chico Anysio declarou: “Diziam que eu era gênio e eu tive a genialidade de não levar isso a sério. Não é agora que me chamam de idiota que eu vou cometer a idiotice de acreditar”. Daniel Filho, em um depoimento carregado de emoção, indaga: “Quantos Chicos eu conheci?”. A série de Bruno Mazzeo apresenta diversas facetas do humorista, cada uma mais intrigante que a outra, mas sugere que há ainda outros “Chicos” a serem explorados e compreendidos.

Confira também: artigo especial sobre redatorprofissiona

Em suma, o documentário sobre a vida e a carreira de Chico Anysio oferece uma imersão profunda na genialidade e nas contradições de um dos maiores humoristas brasileiros. Ao expor o homem por trás dos personagens, a produção de Bruno Mazzeo convida o público a refletir sobre o legado duradouro e as nuances complexas de um ícone cultural. Para aprofundar seu conhecimento sobre a vida e legado de figuras notáveis do nosso país, explore outros artigos em nossa seção de Celebridade.

Crédito da imagem: Acervo Globo/Divulgação

Links Externos

🔗 Links Úteis

Recursos externos recomendados

Leia mais

PUBLICIDADE

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner