O Flamengo busca uma vaga crucial na final da Libertadores, em um embate decisivo que acontece nesta quarta-feira (29) no Estádio Presidente Perón, mais conhecido como El Cilindro. Localizado em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires, este confronto coloca a equipe rubro-negra frente a frente com o Racing, da Argentina, pela cobiçada fase semifinal do torneio continental. A partida tem início agendado para as 21h30, conforme o horário de Brasília.
A equipe carioca chega com uma vantagem considerável para o segundo jogo das semifinais. Após um triunfo apertado no confronto de ida, vencendo por 1 a 0 na partida disputada em 22 de outubro no Rio de Janeiro, o Flamengo detém a condição favorável de se classificar à grande decisão do torneio sul-americano mesmo que o placar finalize em um empate.
Este duelo na capital argentina, portanto, assume o posto de evento mais importante da temporada para o clube da Gávea, definindo a ambição de chegar à final.
Flamengo busca vaga na final da Libertadores contra Racing
Apesar da alta expectativa para a Libertadores, o time comandado por Filipe Luís enfrentou um tropeço doloroso no último sábado (25), ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza. Este revés pelo Campeonato Brasileiro pode complicar a corrida do Rubro-Negro pelo título nacional, em disputa acirrada com o Palmeiras. Contudo, em entrevista coletiva, o técnico Filipe Luís fez questão de ressaltar que a prioridade imediata da equipe é a competição sul-americana.
“Quarta-feira teremos o jogo mais importante da temporada. Não tenho dúvidas de que a ambição de todos é estar nessa final em Lima”, afirmou o treinador após a partida na Arena Castelão, em Fortaleza, garantindo que a “cabeça estará focada” integralmente neste objetivo continental.
Para este embate de alto risco contra o Racing, o Flamengo precisará lidar com um desfalque de grande impacto: o centroavante Pedro, que sofreu uma fratura no antebraço direito. Essa ausência impõe ao técnico Filipe Luís o desafio de encontrar uma solução eficiente para a referência ofensiva do ataque rubro-negro, buscando uma nova alternativa para a composição inicial.
Entre as possibilidades para suprir a vaga, destaca-se Bruno Henrique, que se colocou à disposição para assumir essa função. O técnico, de 40 anos, compartilhou detalhes sobre a conversa com o atleta: “Bruno me falou há umas semanas que se sentia mais confortável jogando em outra posição, mas que estava à disposição para ajudar sempre que fosse necessário. Quando tinha o Pedro disponível, optei por colocar o Bruno na posição em que ele se sentia mais confortável”.
Filipe Luís reiterou a prevalência do interesse coletivo: “Porém, o interesse da equipe está sempre à frente do interesse pessoal. Hoje entendi que a equipe precisa do Bruno Henrique de nove [centroavante] e ele se colocou à disposição”, disse o comandante flamenguista, destacando o comprometimento do atacante.
Além da opção por Bruno Henrique como centroavante, o treinador também considera adotar um esquema tático mais móvel, estratégia que já utilizou em outras oportunidades. Neste cenário, o equatoriano Plata poderia atuar como um “falso nove”, conferindo maior dinamismo ao setor ofensivo. Com base nessas análises, uma provável escalação para o Flamengo pode incluir Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginhom e Arrascaeta; Samuel Lino, Plata e Carrascal.

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
A Perspectiva do Racing e o Clima de Confiança Argentina
Do lado do Racing, o clima predominante é de grande confiança, apesar de estarem em desvantagem no placar agregado. A equipe argentina está convicta de que, com o apoio fervoroso de sua torcida em seu estádio, possui todas as condições de reverter a situação desfavorável e garantir sua classificação para a tão desejada final da Libertadores.
Em coletiva de imprensa realizada após o jogo de ida no Rio de Janeiro, o técnico do Racing, Gustavo Costas, de 62 anos, expressou um otimismo irrestrito sobre as chances de sua equipe. “Estamos mais vivos do que nunca. Sabemos que, em casa, jogaremos o sonho de poder ir a Lima. Poder não, nós vamos para Lima”, afirmou o treinador argentino, demonstrando determinação em reverter o resultado.
O importante confronto da semifinal, que definirá o futuro das duas equipes na competição, contará com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A equipe de cobertura incluirá a narração de Luciana Zogaib, os comentários de Rodrigo Ricardo e as informações em tempo real fornecidas por Carlos Molinari, para levar todos os detalhes da partida aos ouvintes.
Para mais detalhes sobre o torneio e suas fases, incluindo o caminho para a grande decisão, consulte o site oficial da CONMEBOL Libertadores.
Confira também: Imoveis em Rio das Ostras
Em suma, o segundo jogo da semifinal da Libertadores entre Flamengo e Racing não é apenas uma disputa tática e técnica, mas também um teste de nervos e ambição. Ambas as equipes demonstram confiança para alcançar a tão desejada vaga na final, prometendo um espetáculo eletrizante no El Cilindro. Para mais cobertura detalhada sobre este e outros desafios do Rubro-Negro, e análises do cenário esportivo nacional e internacional, explore nossos conteúdos dedicados ao futebol e a Esporte em Horadecomecar.com.br/blog.
Crédito da imagem: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados


 
						