Como fazer um minhocario, de modo passo a passo

Descubra nesse artigo como fazer um minhocario de 2 formas incríveis!

Me perguntaram como fazer um minhocario lá no meu e-mail, foram muitos, cheguei a ficar assustada com a enorme quantidade!

Antes de mais nada, deixar eu explicar uma coisinha…

 

O que é um minhocario?
Um minhocário (ou composteira), é a grosso modo uma fazendinha de minhocas que vai te ajuda (e muito) na reciclagem de sobras de comida e também na transformação do substrato em húmus.

Húmus: Composto riquíssimo que pode ser utilizado como um biofertilizante em jardins e hortas.

Com o tempo, pude observar que a melhor estrutura para criar um minhocario para compostagem é através de caixas plasticas empilhadas.

 

Aprenda um truque incrível!

Se você está cansado(a) de procurar informações vazias ou pobres sobre orquideas, veja aqui agora todo o passo a passo a respeito de como cultivar orquideas no conforto da sua casa, saiba mais clicando aqui!

 

Como fazer um minhocario: Forma 1

O Tamanho
Falando de tamanho, ele pode variar muito de acordo com cada caso e necessidade, pois depende do tamanho da sua casa, ou do local em que você irá montar o seu minhocario.

Logo de início, eu utilizei três caixas plásticas (todas empilhadas), e todas elas com aberturas bem pequenas para poder deixar a estrutura com oxigênio o suficiente (essa parte é muito importante).

Voltando…

O principal elemento do seu minhocario (no caso, estou falando agora das minhocas) eu pude encontrar na hortinha da minha avó, bem abaixo dos restos de comida que a minha vovó enterra para poder fazer o adubo.

Outra excelente opção é utilizar o humus de minhoca que pode ser encontrado em qualquer loja de jardim e/ou jardinagem.

 

Veja agora, na prática, como fazer um minhocario

Primeiramente, você vai precisar dos seguintes ítens abaixo:

  • 3 Caixas (de preferência escuras) do tipo container;
  • Pedaço de tela de arame grossa;
  • Torneirinha de bebedouro;
  • Pedaço de manta permeável;
  • Substrato (de início, pode ser um saco de até 25kg);
  • Minhocas (o ítem principal)
  • Restos de comida
  • Jornal incolor

 

O Processo

Procure cortar no fundo as duas caixas, e procure manter uma borda entre 4cm a 5cm. Em umas dessas caixas, fixe a tela de arame grossa, que deverá ficar na medida do fundo da caixa.

Para deixar as coisas mais fáceis, bote a tela de arame no interior da caixa. Agora, falando da outra caixa, fixe a manta permeável.

Agora, ficará mais tranquilo fixar a manta do lado de fora da caixa com uma fita vinílica ou algo parecido.

Na caixa que sobrou, corte na área lateral um buraco exatamente na mesma medida da torneirinha, e fixando-a (recomendo utilizar silicone para evitar qualquer tipo de vazamento).

Esta estrutura que estou explicando usa-se apenas uma tampa, que deve ter algumas perfurações para a oxigenação.

A estrutura ficará assim:

como fazer um minhocario

 

Agora insira o substrato úmido bem na caixa do meio. Em cima dele, insira as minhocas.

Após cerca de 3 dias, coloque o substrato na caixa de cima, juntamente com os restos de comida. Agora cubra com jornal ou papel similiar incolor.

 

Tempo para a produção

O tempo de duração, em média, para se produzir o humus são de 30 a 50 dias. Logo depois, coloque em uma peneira do tipo grossa bem acima do substrato, com o restos de alimentos. Esses restos de comida vão atiçar e atrair as minhocas, que irão vagar pela peneira, e dessa forma deixando a retirada do humus mais fácil.

Pontos importantes:
1. Não deixe as minhocas sob o sol ou expostas a um ambiente muito quente
2. Mantenha o ambiente sempre fresco

 

Como fazer um minhocario: Forma 2

Outra excelente maneira de se fazer um minhocario é essa que vou ensinar. A maneira anterior é mais recomendada para composteiras em tambores, porém, essa segunda forma é muito melhor para sistemas em caixas.

Vamos lá?!

 

Segunda forma

Primeiro, você vai precisar dos seguintes ítens abaixo:

  • 3 Caixas (de preferência escuras) do tipo container;
  • Uma furadeira, com a broca tendo até 5mm
  • Torneirinha de bebedouro;
  • Substrato (de início, pode ser um saco de até 25kg);
  • Minhocas (o ítem principal)
  • Restos de comida
  • Jornal incolor

 

como fazer um minhocario passo a passo

 

Bem de acordo com a imagem logo acima, faça entre 11 a 16 furinhos bem no fundo das caixas 1 e 2 com a broca de tamanho 5 e também mais alguns furinhos na tampa com uma broca de tamanho inferior a 5.

Agora, corte a lateral da caixa 3 e logo depois procure fixar a torneirinha. Nesta etapa, use um silicone para poder vedar a torneirinha.

Agora coloque as minhocas e cerca de 4 a 6 dedos de terra bem na caixa 1. Procure aguardar 24 a 48 horas antes de inserir os restos de alimentos, colocando também uma camada de terra bem fina ou papel incolor.

Então, quando a caixa estiver bem cheia, coloque-a embaixo e deixa compostar, botando a terra e os restos de comida dentro da caixa 2.

Após 30 a 50 dias, o húmus estará perfeito para poder ser utilizado!

 

Aprenda um truque incrível!

Se você está cansado(a) de procurar informações vazias ou pobres sobre orquideas, veja aqui agora todo o passo a passo a respeito de como cultivar orquideas no conforto da sua casa, saiba mais clicando aqui!

Como fazer um minhocario, de modo passo a passo
5 (100%) 11 votes