As Flores

Absolutamente, parte alguma de uma árvore nos da tanta satisfação quanto as suas flores.

Poderíamos pensar que elas existem somente para nos dar essa satisfação pessoal, mas na verdade, ela possui uma função bem maior que isso.

As flores são responsáveis pela reprodução da árvore e pela produção das sementes, responsável direta pela próxima geração de árvores que estão por vir.

De modo estrutural, a flor é uma forma de caule modificado. Já as flores são formadas de modo diferente, e ao contrário do que se pensa, ela não cresce de forma contínua, tendo assim um limite de crescimento.

A área reprodutória da flor produz os gametas femininos e masculinos de uma planta, e se juntam durante o processo de fertilização para gerar o embrião de uma planta dentro de uma semente. Já as sementes ficam contidas dentro de uma estrutura que é criada a partir de certas áreas da flor que é denominada fruta.

Aviso importante: Todas as árvores que possuem flores em sua estrutura são chamadas de angiospermas.

Diversos tipos de árvores, tais como as sequoias vermelhas, abetos, yellowwoods, pinheiros, são muitas vezes chamados de gimnospermas (plantas que não tem sementes e/ou flores), porém isso é errado, pois elas possuem gametas femininos e masculinos e tem em sua base muitas sementes formadas logo após o seu processo de fertilização.

 

abetos

 

As diversas diferenças na forma das flores entre variadas espécias de plantas são muito usadas para a sua classificação pessoal.

Os estudantes de botânica alertam que essas variações nada mais são do que “pistas” para o registro evolutivo das plantas com flores, e são muito importantes para podermos compreender melhor como grupos de plantas tão diferentes estão interligados uns com os outros.

 

Deseja saber mais sobre flores? Então se liga nessa pequena listinha de exercícios e teste seus conhecimentos agora mesmo:

Pergunta 1: Explique sobre a estrutura física de uma for.

 

Pergunta 2: Explique como as árvores carregam as suas flores.

A) Sozinhas.
B) Em grupos.

 

Pergunta 3: Porque e como ocorre o processo de polinização?

 

Pergunta 4: Explique porque as árvores possuem caules ao invés de flores?

 

Teste seu conhecimento com essas questões simples. Boa sorte! 🙂

 

As Flores
Rate this post